Além do sucesso das vendas com itens que levam a sua assinatura, Ana Hickmann comemora o aniversário do seu instituto de educação profissional

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Instituto Ana Hickmann (IAH) é uma Rede de Escolas Profissionalizantes que traz inovadora proposta pedagógica e educacional. Parceria entre a empresária e apresentadora com Sidney Kalaes, do Grupo Kalaes (holding de franquias multissetoriais), oferece cursos de cabeleireiro, maquiagem, barbearia, manicure e pedicure, embelezamento do olhar, unhas decoradas, design de sobrancelhas, gestão de salão, fotografia e moda sustentável. Nesta entrevista exclusiva, ela fala um pouco mais do grandioso projeto.

Confira também: Prêmio Cabelos&cia 2019: confira os vencedores desta edição!

Por que investir em educação, Ana?

Educação é o melhor investimento que podemos fazer na vida, é algo que ninguém poderá tirar de você. Eu comecei a trabalhar cedo e tudo o que aprendi foi com professores que conheci ao longo da vida, pessoas que tiveram paciência para me ensinar e me deram a chance de ser quem eu sou hoje. Em parceria com o Sidney Eduardo Kalaes, ganhei asas para poder voar nesse sonho e trazer oportunidades para outras pessoas em diferentes áreas profissionais. Para inaugurarmos o Instituto, investimos primeiramente em áreas que eu conheço, como beleza, moda e fotografia. Mas ainda temos planos de agregar outras profissões ao IAH.

Fale sobre sua participação no empreendimento.

Somente para montar a parte acadêmica, como as apostilas, levamos mais de um ano. Com relação aos cursos, eu optei por começar com profissões que tinham a ver com a minha história, pois esse mercado tem um grande potencial e dá chance para muitos terem o seu primeiro emprego, seu negócio próprio. Já sobre os professores, o Sidney Kalaes, que possui grande conhecimento nessa área, fez essa seletiva. O mais importante na escolha desses profissionais é garantir que eles sejam preparados para oferecer aos alunos algo que não é comum em cursos profissionalizantes, como o TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso realizado ao final de uma faculdade.

Eu costumo aparecer de surpresa durante os cursos para conversar com os alunos!

Ana Hickmann

Como ser aluno do IAH?

A idade mínima para a matrícula varia de acordo com o curso escolhido. Por exemplo, para o de barbearia profissional, 14 anos; cabeleireiro profissional, 16 anos. Já para o de embelezamento do olhar, a idade mínima é de 18 anos. Alunos que ainda não atingiram a maioridade precisam de um responsável financeiro, e a matrícula é efetuada com a assinatura de um contrato de prestação de serviços educacionais.

Vocês oferecem bolsas de estudo?

Sim. O Instituto Ana Hickmann, em acordo com seus franqueados, doará anualmente 3% (três por cento) de vagas gratuitas do total de alunos ativos de cada franquia no Brasil. O requisito para que essas bolsas sejam aplicadas é que o candidato atenda aos padrões de renda mínima estipulados pelo Banco Mundial (R$ 387 por mês). Essa comprovação de renda deverá ser atestada pelo próprio candidato, ratificando sua condição de vulnerabilidade social.

São quantas unidades até agora?

Temos três unidades franqueadas em operação. Duas em São Paulo, sendo uma no bairro da Lapa [Rua Monteiro de Melo, 318] e outra no Jardim Ângela [Estrada do M’Boi Mirim, 5.815] e uma em Contagem, Minas Gerais [Avenida João César De Oliveira, 1.070 A, 2º Andar, Eldorado]. No segundo semestre, serão inauguradas mais cinco: Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Santo Amaro, Imperatriz e São Luís [estas duas últimas no Maranhão].

E como ser um franqueado?

Os contatos podem ser feitos por meio do site (www.institutoanahickmann.com.br), pelas redes sociais dos Institutos ou ainda pelo telefone (11) 2182-7000, em que uma equipe comercial apresentará o projeto aos interessados.

 

Fonte: Cabelos e Cia