Primeiramente, saiba que o Brasil tem o terceiro maior mercado da beleza do mundo. Além disso, o segmento da beleza apresenta um forte crescimento no país. E um dos principais fatores disso é a alta demanda da procura de serviços e procedimentos.

Afinal, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), os brasileiros gastam mais com beleza do que com comida.

Por isso, se você gosta deste ramo, quer elevar a autoestima das pessoas, espalhar o bem-estar e empreender em um segmento que só cresce, confira nosso passo a passo para montar um salão de beleza de sucesso.

Por onde começo montar um salão de beleza?

Antes de tudo, o primeiro passo é a pesquisa do mercado, por isso, você já está no caminho certo para montar um salão de beleza de sucesso. Então, confira nosso passo a passo de como montar um salão de beleza.

Conheça seu público alvo

Toda empresa tem um público-alvo, ou seja, quem serão os seus clientes. Pensar no seu público-alvo é o primeiro passo porque é com base nisso que você deverá estabelecer as etapas seguintes.

Desta forma, quem é o seu cliente ideal? Sabemos que as mulheres são a maior parte frequentadora de um salão de beleza, certo? Mas nesta etapa você precisa definir com detalhes o seu cliente ideal, ou seja, você também pode optar por segmentar, direcionando seus serviços ao público adulto, por exemplo.

Além disso, você precisa conhecer a fundo o seu público-alvo, isso é, saber mais quem você quer atrair e atender em seu salão. Ou seja, são mulheres de que idade? De qual tipo de profissão, de que renda, quais seus interesses e hobbies, por exemplo.

Desta forma, você direciona todos os seus serviços para atender melhor a sua cliente e fazer do seu salão um verdadeiro sucesso.

Defina seus serviços

Um salão pode oferecer inúmeros serviços, desde o tratamento capilar completo até esmaltação, por isso, o segundo passo é definir quais os tipos de serviço que seu salão irá ofertar. Além disso, em muitos salões, encontramos a venda de produtos e cosméticos de beleza, e isso é algo a se pensar, o que e quais produtos você irá oferecer, além dos serviços.

Neste ponto, uma dica válida é o estudo da concorrência, desta maneira, você pode ofertar o que que falta em seus concorrentes.

Por isso, observe os pontos fortes e fracos de salões concorrentes e procure se destacar na sua região, inovando através de seus serviços e atendimentos diferenciados.

Escolha o ponto

A escolha do ponto é um dos fatores mais importantes para o seu negócio. Com os serviços definidos você já tem ideia do tamanho do local, além da quantidade de salas que irá precisar.

Mas, ainda há outros requisitos para se considerar, tais como a movimentação do local, afinal, é importante se instalar em uma área com alto tráfego de pessoas. Deste modo, seu salão poderá ser visto e encontrado mais facilmente.

Além do movimento do lugar, atente-se a infraestrutura do local, o acesso deve ser facilitado para todos os tipos de clientes e a rua precisa ser limpa e bem iluminada. Ademais, o local deve ser atraente, já que o seu ramo é a beleza, isso é um fator de peso. Se possível, opte por pontos de esquinas.

Liste os equipamentos 

Para este passo, monte uma lista com tudo que irá precisar para a abertura de seu salão, além de todos os móveis, inclua os produtos de beleza, como shampoo, condicionadores, cremes e produtos químicos.

Não esqueça de escolher móveis que combinem entre si, lembre-se que o seu ramo é de beleza e ter um salão confortável e atraente é essencial para o sucesso do seu empreendimento.

Por isso, antes de comprar os móveis, os espelhos, a cadeira para corte, os lavatórios, os armários, entre outros, reflita sobre a identidade visual do seu salão.

O nome, o layout, a decoração e o estilo são alguns dos fatores que fazem parte da criação da identidade visual de seu salão de beleza. Por isso, é válido contar com o apoio de especialistas, como arquitetos ou designer, por exemplo.

Faça um orçamento

Com sua lista em mãos, contendo todos os itens que irá precisar, é imprescindível realizar dois orçamentos.

Em um orçamento inclua os investimentos iniciais (equipamentos, móveis, reforma, capital de giro, etc) e no outro orçamento adicione as despesas mensais (produtos, aluguel, luz, funcionário, etc).

Os valores variam muito, pois dependem do modelo de negócio do salão de beleza. Ter um plano de negócios é fundamental e facilitará a gestão do proprietário.

Faça o marketing de seu salão de beleza

Por fim, o último passo é focar nas estratégias de marketing para seu novo salão de beleza.

Com seu público-alvo definido e segmentado, basta implementar algumas estratégias de marketing para divulgar os seus serviços. Felizmente, há uma variedade de ações que pode aumentar sua clientela.

Porém, o fator mais básico é divulgar os seus serviços por panfletos, parcerias, influenciadores digitais e na internet, através das redes sociais. Com o tempo, você pode implementar suas estratégias, criando um cartão fidelidade, por exemplo.

Gostou de nossas dicas? Saiba que o Instituto Ana Hickmann é o parceiro ideal para te ajudar nessa empreitada? Conheça mais sobre nossos serviços e alcance o sucesso de seu salão de beleza.