Você sabe o que Xuxa Meneghel, Ana Hickmann, Giovanna Antonelli, Sabrina Sato e Rogério Flausino têm em comum?
Além de serem famosos e amados pelo público, as celebridades são sócias de redes de franquias de sucesso!
E você pode se tornar parceiro delas ao investir em uma franquia da marca! Legal, né?
Investir em uma franquia de celebridades tem como principal vantagem o reconhecimento de marca.
Afinal, celebridades são sinônimos de sucesso e um negócio que envolve seus nomes tem grandes chances de trazer bons resultados.
Agora você se pergunta: será que o investimento inicial de uma franquia é mais caro quando há uma celebridade como sócia do negócio?
Renato Claro, sócio da Kick Off Consultores, diz que não necessariamente, mas pode ocorrer por causa do valor do branding.
“Se a celebridade é conhecida por ser uma pessoa sofisticada, ela não pode ter seu nome ligado a um produto ou serviço popular, com preço baixo, sob risco de comprometer sua imagem pessoal. Isto vale tanto para a venda da franquia quanto para a venda para o consumidor final.
Já celebridades com uma postura mais popular, podem ter negócios relacionados a produtos populares e com preços mais competitivos, apostando no volume. Há aqui uma inter-relação entre o valor da ‘marca’ daquela celebridade e seu posicionamento de preços, incluindo o investimento na franquia”, explica o consultor.
Fato é que uma das principais vantagens de investir em uma franquia é a marca reconhecida do mercado.
Quanto mais forte a marca, mais os clientes irão procurar por ela espontaneamente.
Associada a uma celebridade, há um reforço na ideia de que é um negócio seguro e vantajoso.
Ana Hickmann, por exemplo, está à frente de três redes de franquias: Além do Olhar – Ateliê de Sobrancelhas, Instituto Ana Hickmann e Maislaser.
As três redes possuem propostas distintas, mas têm em comum a segurança de um serviço de qualidade oferecido pela Ana Hickmann.
“A Maislaser é uma rede que oferece uma diversidade de tratamentos com valores acessíveis. Toda mulher ama se cuidar. E todos sabem dos meus cuidados com a saúde do meu corpo. Sempre fiz tratamentos estéticos, isso faz parte da minha rotina”, diz Ana sobre uma de suas marcas.
Bom, mas muito além das celebridades, as franquias são negócios completos e, por isso, contam com especialistas que ajudam a tornar o negócio ainda melhor.
“É comum nestes negócios que haja um sócio com experiência no ramo de atuação bem como em franquias, enquanto a celebridade entra, principalmente, com sua capacidade de atrair negócios por meio de mídia espontânea”, conta Renato.
Franquia de celebridades: invista no negócio com sabedoria
Comentamos que investir em uma franquia de celebridade é uma boa opção de negócio porque você estará investindo em uma marca forte e reconhecida no mercado.
Mas, na hora de investir no seu negócio, não fique preso somente a imagem da celebridade.
Até porque franquias de celebridades também podem ter desvantagens.
Um exemplo citado por Renato Claro são as marcas que tem celebridades como sócias somente na forma de remuneração para exploração da imagem.
Nesse caso, há um risco no caso da celebridade sair da sociedade, que deve ser considerado na hora de investir no negócio.
Por isso, é importante investir na franquia pelo negócio e não pela pessoa que é a imagem da marca.
“Uma candidata a franqueada de uma rede de estética que tinha como sócio um renomado cirurgião plástico, desistiu do negócio ao saber que não teria direito a um atendimento VIP com o tal cirurgião por ser franqueada. Pode parecer absurdo, mas é um caso real”, conta Renato Claro.
Uma franquia de celebridades tem suas vantagens, mas ela deve ser analisada como qualquer outro tipo de negócio, ou seja, de forma objetiva. Conheça algumas delas:
Franquias de estética e depilação — Maislaser Depilação
A Maislaser by Ana Hickmann é uma rede de clínicas com as melhores e mais acessíveis soluções de depilação a laser. Negócio altamente rentável e com gestão simplificada.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAISLASER DEPILAÇÃO
Franquia Além do Olhar
Além do Olhar é uma rede de Ateliês de Sobrancelhas e Cílios by Ana Hickmann. Mais do que serviços de beleza, transformamos as vidas das clientes, entregando autoestima e gerando uma pausa na correria do dia a dia.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ALÉM DO OLHAR
Franquia para profissionais da beleza — Instituto Ana Hickmann
O Instituto Ana Hickmann é uma rede de escolas profissionalizantes que atua na área da beleza com uma inovadora proposta pedagógica e educacional, oferecendo a possibilidade das pessoas aprenderem uma profissão que gerará renda às famílias, independente da idade, classe social ou formação acadêmica.
QUERO MAIS INFORMAÇÃO DA FRANQUIA INSTITUTO ANA HICKMANN
Franquia de cosméticos — Yes Cosmetics!
A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000 e com mais de 40 lojas próprias em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além de cerca de 300 parceiros no restante do país. Com um modelo de comercialização inovador, que mistura o varejo à venda direta, está presente em todo o Brasil. Em 2010 a marca tem parceria com a musa Sabrina Sato, que assina uma linha exclusiva para a marca.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YES! COSMETICS
Franquia odontológica — Odonto Special
Rede de clínicas odontológicas com atendimento completo, personalizado e avançado, sempre disponibilizando os mais diversos tratamentos, utilizando a mais alta tecnologia e possuindo valores justos. A franquia Odonto Special faz parte do Grupo Kales. A apresentadora e empresária Sabrina Sato também é sócia da Odonto Special.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ODONTO SPECIAL
Franquias de depilação e estética — Giolaser
Com a franquia Giolaser, você investe em uma franquia de sucesso que tem o diferencial de oferecer tudo o que seu cliente precisa em um só lugar: depilação, estética, beleza e principalmente bem estar. A GiOlaser iniciou sua trajetória a partir da sociedade entre 2 esteticistas com espírito empreendedor e a estrela global Giovanna Antonelli.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GIOLASER
Franquias de academia — Spider Kick
A Spider Kick é uma boutique de condicionamento físico by Anderson Silva, que oferece um método inovador capaz de trabalhar o corpo todo em apenas 45 minutos. Inspirado nas exigências e necessidades da preparação física do maior campeão do UFC, esse treino HIIT faz com que a queima de calorias continue por até 48 horas após o término, potencializando os resultados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SPIDER KICK
Franquias de educação bilíngue — Brasil Canadá
Fundado no ano 2000 pelo empresário Beto Silveira, em São Paulo, o Brasil Canadá – Educação Bilíngue entrou para o franchising em 2017 e atualmente possui unidades em Brasília (DF), Mogi das Cruzes (SP) e São Caetano do Sul (SP). A rede oferece dois modelos de negócio: um para qualquer escola do ensino privado que deseja fazer a conversão, tornando-a bilíngue; e outro para quem busca inaugurar uma unidade desde o início. Em ambos os casos o franqueado recebe suporte total. A marca, que tem como um dos sócios o cantor e compositor Rogério Flausino, da banda Jota Quest.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRASIL CANADÁ
Franquias de gelato — Nuv Nuv
O modelo de negócio da NuvNuv surgiu para ocupar uma lacuna do mercado: existe uma categoria de sorvetes de preço baixo e de baixa qualidade que tem na sua composição muita química e uma faixa de sorvetes “premium”, que são os gelatos italianos, de maior qualidade e produzidos com matérias primas mais saudáveis, porém com preço elevado. O Quiosque de gelato tem fácil operação e gestão. Espaço reduzido e equipe enxuta. O ator Felipe Folgosi, apaixonado por gelato, é um dos sócios.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NUV NUV
Franquia de depilação feminina e masculina — Espaçolaser
A tradição da Espaçolaser é motivo de orgulho para a empresa. A primeira clínica foi fundada em 2002 com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que prezam por saúde, beleza e bem estar. Desde o início da técnica – que é superior à todos os modelos oferecidos atualmente – atraiu uma grande quantidade de clientes. Somos a maior e mais indicada rede de depilação a laser do mundo especializada em depilação feminina e masculina. Confira!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ESPAÇOLASER
Franquia de esportes — Ronaldo Academy
Idealizada por Ronaldo Fenômeno, um dos maiores atletas de todos os tempos, a Ronaldo Academy nasceu com o propósito de transformar o mundo através do futebol. Com uma metodologia exclusiva, esta empresa revolucionária visa formar, além de atletas, cidadãos conscientes e éticos através da prática do futebol. Com um sistema de franquias, a Ronaldo Academy oferece uma excelente oportunidade de negócio aos apaixonados por esse esporte.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RONALDO ACADEMY
Franquia Escola Guga Tênis
A Escola Guga Tênis é uma rede de franquias de iniciativa do Grupo Guga Kuerten com o objetivo de promover a aprendizagem do tênis para crianças de 03 a 10 anos, jovens de 11 a 18 anos e adultos. Ao entrar para a equipe de franqueados Guga, você investe muito mais do que em uma franquia… Investe em sonhos, missões e valores que transformam as pessoas através do esporte.
Fonte: ABF Portal do Franchising