Criado em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, o Dia do Consumidor passou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014. Por aqui, as marcas usam a data para “premiar” os consumidores com descontos e benefícios para a compra de produtos.
Nos últimos anos, a data acabou se ampliando e originando a Semana do Consumidor, uma “Black Friday” do primeiro semestre. Na edição do ano passado, foi o setor de beleza que obteve o melhor resultado, com 37,66% das vendas. Depois, foram os eletrônicos (20,6%) e os itens de moda e acessórios (11,06%).
Para as redes de franquia, a data sempre foi encarada como uma oportunidade de atrair e fidelizar os consumidores. Neste ano, após o setor ter encolhido 10,5% em receita, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Dia do Consumidor passa a ser uma oportunidade de ouro para as marcas dialogarem com os clientes em meio às novas medidas adotadas pelas autoridades para contenção da pandemia. Por isso, elas estão oferecendo descontos de até 90%.
Instituto Ana Hickmann
Para o Dia do Consumidor, a rede não irá cobrar taxa de matrícula. A oferta é válida para todas as unidades, mesmo nas cidades que estão em lockdown. Os consumidores de cidades que estiverem com os serviços fechados poderão usar os descontos posteriormente.
Fonte: Exame