Apresentadora esteve na ABF Franchising Expo para divulgar sua rede de escolas, o Instituto Ana Hickmann, e falou sobre sua vida de empreendedora.
É sempre difícil ser uma mulher nos negócios, mas minha paixão pelo trabalho sempre falou mais alto”. Isto é o que diz Ana Hickmann sobre sua trajetória empreendedora. A modelo, atriz e apresentadora é também a maior dona de produtos licenciados do Brasil.
Ana Hickmann esteve na ABF Franchising Expo para divulgar sua rede de escolas, o Instituto Ana Hickmann. A cadeia de escolas procura formar profissionais nas áreas de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro e moda sustentável, entre outros.
Para a modelo, a ideia principal do negócio é dar uma chance às pessoas de aprenderem uma nova profissão. “Eu queria fazer algo que desse força e capacidade para os outros também empreenderem”, afirma ela. “Entender que todos somos capazes de tornar nossos sonhos realidade foi o que me motivou a continuar empreendendo sempre.”
Hickmann conta que desde jovem tem paixão por empreender. Mesmo tendo começado como modelo, ela afirma que sempre quis construir sua própria independência financeira. Foi em 2002, que a modelo teve seu primeiro licenciamento e hoje já é dona de mais de 12 linhas de produtos em seu nome.
“O mais importante nessa trajetória foi ter muita força de vontade, adorar um desafio”, diz ela. A apresentadora diz que, como mulher e modelo, as coisas nem sempre foram fáceis em suas primeiras investidas pelo terreno dos negócios. “Tive que trabalhar mais para provar que era capaz, até mesmo para outras mulheres, mas isso nunca me parou”, afirma.
Ela explica que apesar de ser chamada de líder hoje, ela não se vê dessa forma. “Eu sou é muito sonhadora. Eu já tenho ideias novas para os próximos anos, preciso até me conter para não querer fazer tudo de uma vez”, diz Hickmann.
Com seu novo empreendimento, ela já faturou mais de R$ 2 milhões em 2018 com três unidades franqueadas. Segundo Hickmann, o diferencial da rede está no modelo de negócio focado na excelência dos alunos e dos professores.
Ela explica que, ao final de todos os cursos, os participantes precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para mostrarem as habilidades adquiridas durante os módulos. “Isso serve não só para garantir que eles estão saindo de lá com a informação certa, como também para checarmos se o ensinamento está sendo de qualidade”, conta.
A modelo explica que faz questão de estar presente em todas as etapas do desenvolvimento de cada de negócio que cria. Mesmo tendo uma equipe selecionada, ela explica que a curiosidade em entender cada um dos passos envolvidos fez com ela tivesse mais proximidade com aquilo que coordena.
Agora, ela diz estar trabalhando em nova ideia de faculdade de beleza. “As áreas de lifestyle, moda e embelezamento do olhar sempre foram meu maior interesse e estiveram na essência de qualquer uma de minhas ideias. Há ainda muito a criar nesse ramo aqui no Brasil e no mundo”.